Notícias Confraria
Tejo distingue os melhores no vinho e na gastronomia
A cidade de Tomar vestiu-se a rigor no passado dia 24 de Março de 2018, para receber a 8.ª edição da ‘Gala Tejo’, evento que a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo promove anualmente e cuja organização está a cargo da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo. Um momento alto para a região Tejo, que reúne os melhores prazeres à mesa. Na presença de 380 pessoas, o Hotel dos Templários voltou a ser palco da cerimónia de anúncio e entrega dos galardões do ‘Concurso de Vinhos do Tejo’, dos ‘Prémios Vinhos do Tejo’ e do ‘Tejo Gourmet’.
 
Quinta do Casal Branco foi o grande vencedor do ‘IX Concurso de Vinhos do Tejo’
 
Sem mais delongas, vamos directos ao assunto! No que diz respeito ao ‘IX Concurso de Vinhos do Tejo’ é de salientar a atribuição de duas das três ‘Medalhas Excelência’ à Quinta do Casal Branco, em Almeirim, pelos seus ‘Falcoaria Vinhas Velhas branco 2016’ e ‘Falcoaria Colheita Tardia branco 2014’. Nos tintos, a ‘Medalha Excelência’ foi conquistada pelo ‘Casal da Coelheira Private Collection tinto 2015’, do Casal da Coelheira, no Tramagal, em Abrantes.
 
O concurso contou com o maior número de sempre de vinhos e produtores, ou seja, estiveram em prova 166 amostras (mais 8 em relação ao ano passado), de 37 produtores (mais 3 do que em 2017), dos quais 22 foram contemplados com 50 vinhos premiados. Deste total, 21 receberam ‘Diploma de Ouro’ e 29 ‘Diploma de Prata’.
 
No que toca aos ‘Ouro’, em destaque estiveram a Adega Cooperativa do Cartaxo, a Quinta da Alorna e a Quinta do Casal Branco, uma vez que cada uma foi contemplada com três destas distinções. Já a Adega Cooperativa de Almeirim, o Casal da Coelheira e a Companhia das Lezírias foram duplamente eleitas na lista dos ‘Diplomas de Ouro’. Os restantes produtores premiados foram a Agrovia, a Casa Cadaval, a Encosta do Sobral, a Enoport, a Lagoalva e a Pitada Verde.
 
Dos 29 ‘Diplomas de Prata’, a Quinta do Casal Branco voltou a ganhar três distinções, tantas quantas a Falua. Por sua vez, a Agrovia, o Casal da Coelheira, a Enoport, a Quinta da Alorna e a Quinta do Cavalinho foram galardoadas com duas destas distinções, cada. Na lista dos ‘Diplomas de Prata’ constam ainda a Adega Cooperativa de Almeirim, a Adega Cooperativa do Cartaxo, a Casa Cadaval, a Casa Agrícola Paciência, a Casa Agrícola Faia e Filhos, a Casa Agrícola Solar dos Loendros, a Encosta do Sobral, a Fiúza & Bright, a Lagoalva, a Pitada Verde, a Quinta da Badula e a Sociedade Agrícola Casal do Conde.
 
‘Prémio Carreira’ exalta duas figuras incontornáveis da região
 
No âmbito dos ‘Prémios Vinhos do Tejo 2017’, são contempladas as categorias ‘Empresa Dinamismo’ e ‘Empresa Excelência’ entregues, respectivamente, à Adega Cooperativa de Benfica do Ribatejo e à Adega Cooperativa do Cartaxo pela dedicação e determinação no universo vitivinícola. 
 
Manuel Lobo de Vasconcellos e Joana Silva Lopes, o enólogo responsável e a enóloga residente da Quinta do Casal Branco, foram galardoados com o prémio ‘Enólogo do Ano’, pelo desempenho que os vinhos deste produtor conseguiram no ‘IX Concurso de Vinhos do Tejo’, sendo os mais bem pontuados.
 
O ‘Prémio Carreira’ foi entregue, não a uma, mas a duas incontornáveis personalidades do vinho na região. Falamos do engenheiro Mário Louro, que tem dedicado a sua vida à cultura do néctar de Baco, dentro e fora das salas onde dá formação, e de José Jacinto Freire Rodrigues, proprietário e grande impulsionador (da Quinta) do Casal da Coelheira, membro do primeiro Conselho Geral da Comissão Vitivinícola Regional, fundada em 1997, na altura como Ribatejo, e, acima de tudo, um acérrimo defensor da união em proveito de um futuro promissor para os Vinhos do Tejo.
 
‘Tejo Gourmet’ distingue 43 restaurantes com diplomas de ‘Ouro’ e ‘Prata’
 
Ao mesmo palco subiram ainda os representantes dos restaurantes galardoados no âmbito da 8.ª edição do ‘Tejo Gourmet’. Promovido há oito anos consecutivos, começou por ser um concurso de âmbito regional, o que mudou em 2014, ano em que passou a contemplar restaurante de Norte a Sul de Portugal continental e ilhas. Desde essa altura dá origem a um guia, “Na Rota do Tejo Gourmet”, uma edição anual onde constam os restaurantes participantes.
 
Dos 51 restaurantes inscritos, 28 receberam ‘Diploma de Ouro’ e 15 foram distinguidos com ‘Diploma de Prata’, de acordo com a avaliação feita à harmonização de ‘Vinhos do Tejo’ com um menu composto por entrada, prato principal e sobremesa.
 
No que aos prémios diz respeito, os restaurantes que melhor maridagem conseguiram foram, por ordem de serviço, o Pátio dos Petiscos (Montemor-o-Novo), o À Terra, do hotel Vila Monte Farm House (Moncarapacho, Olhão), e o Viva Lisboa, do Neya Lisboa Hotel. A ‘Melhor Promoção’ foi atribuída ao Grupo El Galego (Santarém), a ‘Melhor Carta de Vinhos do Tejo’ é a do restaurante Naco na Pedra (Salir do Porto, Caldas da Rainha) e o ‘Prémio Revelação’ ficou com o Petiscaki (Montemor-o-Novo). O Cisco (Almeirim) tem o galardão de ‘Melhor Restaurante de Cozinha Tradicional’ enquanto o À Terra, do hotel Vila Monte Farm House (Moncarapacho, Olhão) levou para o ‘Melhor Restaurante de Cozinha Internacional’ para o Algarve. O 150 Gramas (Vila Franca de Xira) é considerada a ‘Melhor Casa de Petiscos’, o ANNA’S Restaurant (Aveiro) é a ‘Melhor Cozinha de Autor’ e o Wish (Porto) é ‘O Melhor Restaurante’ desta edição do ‘Tejo Gourmet’. 

Antes da Gala TEJO decorreu o Capítulo Geral da Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo - Ribatejo - Portugal.

Parabéns aos vencedores!

Veja aqui os MELHORES dos 2 Concursos e os Prémios VINHOS DO TEJO
Veja aqui os OUROS e PRATAS do IX Concurso de Vinhos do Tejo 2018
Veja aqui os OUROS e PRATAS do Concurso TEJO GOURMET 2017